Text/Image

IMS Rio recebe exposição que trata do embate editorial das revistas Life e O Cruzeiro no início dos anos 1960, com fotos de Gordon Parks e Henri Ballot

 

A partir do dia 20 de fevereiro, o IMS Rio apresenta a exposição O caso Flávio – O Cruzeiro versus Life: Gordon Parks no Rio de Janeiro e Henri Ballot em Nova York, que conta a história do embate editorial entre a publicação americana e a revista brasileira no início dos anos 1960. Com 30 imagens dos dois fotógrafos e fac-símiles das revistas, a mostra tem curadoria de Sergio Burgi, coordenador de fotografia do IMS; de Amanda Maddox, do J. Paul Getty Museum (Los Angeles); e de Paul Roth, do Ryerson Image Centre (Toronto, Canadá), instituições coorganizadoras da exposição, em conjunto com a Gordon Parks Foundation (Nova York).

Por ocasião da abertura, às 19h30, acontece uma palestra com os curadores Paul Roth e Sergio Burgi, e com o pesquisador Joaquim Marçal. O evento acontece na sala José Carlos Avellar, é gratuito e sujeito à lotação da sala.

A polêmica entre as revistas Life e O Cruzeiro começou com a publicação de uma matéria de autoria do fotógrafo norte-americano Gordon Parks (1912-2006) na edição da Life de 16 de junho de 1961, intitulada “O terrível inimigo da liberdade: a pobreza”. O tema principal era a vida sofrida de uma família nordestina na favela da Catacumba, na Zona Sul do Rio de Janeiro, retratando, em particular, o filho mais velho, Flávio da Silva, um garoto de 12 anos talentoso e trabalhador, porém debilitado e sofrendo de asma incapacitante.

A reportagem teve forte repercussão e apelo nos EUA, como ficou evidente pela campanha espontânea de donativos por parte dos leitores da Life. O dinheiro arrecadado permitiu a compra de uma casa própria para a família Silva, e também custeou a viagem de Flávio para tratamento de saúde nos EUA, o que rendeu uma nova reportagem de capa na Life, menos de dois meses depois da primeira matéria.

A primeira matéria da Life fazia parte de uma série de reportagens sobre os perigos do avanço da revolução socialista, deflagrada no continente americano dois anos antes pela Revolução Cubana. A história da família de Flávio foi tomada como exemplo da miséria brasileira, provocando no Brasil uma significativa reação, tanto da opinião pública como da imprensa, de forte viés nacionalista e ideológico.

Como resposta à Life, O Cruzeiro, revista ilustrada mais influente do país, enviou o fotógrafo Henri Ballot (1921-1997) para Nova York. Seguindo o mesmo roteiro de Parks no Rio, Ballot apresentou, de forma contundente, as miseráveis condições de vida da família Gonzalez, de origem porto-riquenha. Composta pelos pais e seus seis filhos, entre eles o pequeno Ely-Samuel, de nove anos, a família vivia num pequeno apartamento numa área degradada no Lower East Side de Manhattan, área próxima a Wall Street, centro financeiro do país.

Na capa da edição de O Cruzeiro de 7 outubro de 1961, o título era tão potente quanto o da Life: “O repórter Henri Ballot descobre em Nova York um novo recorde americano: miséria”. Este confronto entre a Life e O Cruzeiro marcou profundamente tanto Parks como Ballot, e também o próprio Flávio da Silva. Para os curadores, “o episódio evidencia a construção e a manutenção do sentido autoral em narrativas jornalísticas e documentais, especialmente em embates editoriais ideológicos e polarizados na comunicação global. Questões de edição, ética, encenação e espetacularização de temas jornalísticos relevantes acabam por recobrir as imagens com múltiplas camadas possíveis de leitura e interpretação.”

 

O caso Flávio

O Cruzeiro versus Life: Gordon Parks no Rio de Janeiro e Henri Ballot em Nova York

Curadoria: Sergio Burgi, Amanda Maddox e Paul Roth

Pequena Galeria

Abertura: 20 de fevereiro, 19h. Por ocasião da abertura, às 19h30, acontece uma palestra com os curadores Paul Roth e Sergio Burgi, e com o pesquisador Joaquim Marçal.

Evento gratuito. Sujeito à lotação da sala.

Visitação: de 21 de fevereiro a 5 de agosto.

 

IMS Rio
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea

Rio de Janeiro - RJ
Tel.: 21 3284-7400

imsrj@ims.com.br

 

ims.com.br

twitter.com/imoreirasalles

instagram.com/imoreirasalles

facebook.com/InstitutoMoreiraSalles

 

Informações para a imprensa IMS:

Bárbara Giacomet de Aguiar – (11) 3371-4490

barbara.aguiar@ims.com.br

 

Giovanna Querido- (11) 3371-4424

comunicacao@ims.com.br

Flavio Amuses Smaller Brothers and Sisters, Rio de Janeiro, Brazil, 1961

Flavio da Silva, Rio de Janeiro, Brazil, 1961

Isabel Beside Sick Father, Rio de Janeiro, Brazil, 1961

Mario, Crying After Being Bitten by Dog, Rio de Janeiro, Brazil, 1961

José da Silva, Rio de Janeiro, Brazil, 1961

Catacumba Favela, Rio de Janeiro, Brazil, 1961

Nair da Silva and Zacarias, Rio de Janeiro, Brazil, 1961

Flavio After Asthma Attack, Rio de Janeiro, Brazil, 1961

Family’s Day Begins, Rio de Janeiro, Brazil, 1961

Untitled, Rio de Janeiro, Brazil, 1961

Option

none